Holter 24 horas: o que é e qual sua função

Holter 24 horas: o que é e qual sua função

O holter 24 horas é um dos métodos mais precisos usados por médicos para diagnosticar arritmias cardíacas. O monitor holter aparelho usado para a realização do exame, oferece excelente qualidade técnica e segurança na avaliação do paciente. Essa análise é feita para investigar doenças cardíacas e sua realização é bastante comum em pessoas com arritmia grave, risco cardiovascular ou para pacientes com histórico de infarto. Entretanto, os médicos também podem solicitar o holter 24 horas para pessoas sem alto risco ou histórico de doenças no coração. O holter 24h é um exame muito preciso e ótimo para auxiliar no diagnóstico e tratamento. Mas afinal, o que é holter 24 horas?

O que é holter 24 horas?

Semelhante ao eletrocardiograma, o holter 24 horas também registra a atividade elétrica do coração. A mudança fundamental está no período de coleta e análise de dados que, diferente do eletro, se estende ao longo de 24 horas. O exame holter é capaz de detectar possíveis anormalidades não expressas em outros métodos com tempo menor de amostra. Ele mede os batimentos por minuto e a duração das ondas elétricas durante todo o dia, incluindo momentos de descanso e atividade, o que aumenta a precisão do exame. O holter 24 horas é feito com o auxílio de um aparelho que acompanha o paciente durante todo o dia.

Como é feito?

Assim como o eletrocardiograma convencional, para realizar as medições com o holter 24 horas, é necessário fixar eletrodos no tórax do paciente. Esses, por sua vez, captam e conduzem os dados para o monitor holter, um sofisticado aparelho que faz a leitura e a armazenagem das informações. Esse pequeno dispositivo deve ficar preso na cintura do paciente e o acompanhar durante todo o dia. Leve e confortável, o monitor do holter 24 horas não oferece incômodos e passa despercebido, permitindo que o paciente faça suas atividades cotidianas, como trabalhar e dormir.

Simples assim?

Apesar de simples e confortável, o método holter 24 horas exige alguns cuidados básicos para manter a precisão dos resultados. É importante que o paciente tome banho antes do exame, pois não poderá ter esse cuidado durante as 24 horas do monitoramento. Além disso é desaconselhado utilizar creme hidratante, porque pode atrapalhar a fixação dos eletrodos. Durante a realização do holter 24 horas fica proibido a utilização de colchões ou travesseiros magnéticos para evitar interferências no monitoramento. Smartphones e eletrodomésticos, como micro-ondas, estão com a utilização liberada!

Cuidados

O holter 24 horas é um exame que pode salvar vidas e a utilização de equipamentos de qualidade é fundamental para a precisão nos resultados e o maior conforto do paciente durante o monitoramento. O Cardio Light é um pequeno gravador holter que foi eleito pelo Museu da Casa Brasileira como vencedor do Prêmio IF de Design de Produto 2006. Outro equipamento excelente e recomendado é o DMS 300-7, que permite gravações de até 5 dias, possui memória de 4GB e faz a captação da respiração noturna. A escolha do equipamento correto é essencial para um exame mais seguro e preciso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Clique Aqui
e fale conosco pelo WhatsApp