Exame MAPA: Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial

Exame MAPA: Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial

O exame MAPA é o principal método usado para diagnóstico e controle do tratamento da hipertensão arterial. Chamado de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, ou simplesmente MAPA, o procedimento é simples e muito solicitado por médicos para avaliar os pacientes com pressão alta e outras doenças.

Como o exame MAPA funciona?

Com o auxílio de uma braçadeira e de um dispositivo colocado na cintura do paciente, a medição automática da pressão arterial é realizada em intervalos de 20 a 30 minutos e se estende pelo período de 24 horas. O aparelho armazena os dados ao longo do dia e o laudo deve ser feito por um médico especialista em cardiologia. O exame para hipertensão monitora tanto o paciente acordado, quanto durante o sono. A escolha de um monitor de pressão arterial de qualidade é importante para resultados precisos e maior conforto do paciente.

Monitor de Pressão Arterial

O monitor usado no exame MAPA deve ter medição precisa e boa ergonomia para oferecer conforto ao paciente, levando em consideração que o exame dura 24 horas. O Dyna-MAPA+ é um equipamento que apresenta botões exclusivos para a programação variável de protocolos, além de gráficos diferenciados, oferecendo amplo material para a análise e o laudo médico.

Cuidados e preparação

O exame MAPA exige alguns cuidados prévios, como evitar a prática de exercícios físicos nas 24 horas que antecedem o exame. Outro preparo importante é o cuidado com a higiene, sendo que banhos ficam proibidos durante a realização do exame. Atividades rotineiras não devem ser prejudicadas pelo exame, inclusive é recomendado que o MAPA seja realizado durante um dia com programação habitual para uma medição mais fiel e individualizada. Pacientes que fazem o uso de medicamentos devem informar as datas e horários ao médico responsável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Clique Aqui
e fale conosco pelo WhatsApp