Eletrocardiograma: entenda tudo sobre o exame

Eletrocardiograma: entenda tudo sobre o exame

O eletrocardiograma é um exame que mede a atividade elétrica do coração a partir da utilização de eletrodos no tórax do paciente. Também chamado de ECG ou eletro, o eletrocardiograma é um dos métodos mais usados pelos médicos para identificar arritmias, taquicardias ou bradicardias, e diagnosticar diversas doenças cardiovasculares. O exame eletro é comum tanto em check-ups e triagens, quanto no acompanhamento de pacientes com histórico de doenças do coração, podendo ser realizado em repouso ou durante esforço.

Você ainda tem dúvidas sobre o que é e para que serve o eletrocardiograma? Vamos explicar!

Para que serve o eletrocardiograma?

O eletrocardiograma é usado para identificar qualquer alteração na frequência cardíaca do paciente em repouso ou durante esforço físico. Caso o laudo do eletro do coração aponte inconstâncias, outros exames mais detalhados devem ser realizados. Qualquer pessoa pode fazer esse exame, ele não apresenta contraindicações. Também não é necessário preparo, como jejum. Muito simples e seguro!

Como o exame é feito?

Normalmente, o exame de eletro não precisa de preparo prévio para sua realização, mas é sempre indicado verificar as condições com o laboratório, clínica ou centro médico em que o procedimento será feito. No dia do exame, uma série de eletrodos serão fixados no tórax do paciente antes da medição ser iniciada. O procedimento também é rápido e dura apenas alguns minutos. Pode ser simples, mas para o sucesso do eletrocardiograma é muito importante que o equipamento utilizado seja de qualidade e possua um sistema de ergonomia preciso, como o ErgoPC 13, em que o médico pode selecionar apenas os traçados significativos, melhorando a metodologia e aumentando a precisão dos resultados.

Interpretação do eletrocardiograma

A interpretação do eletrocardiograma é tão importante quanto o cuidado em sua realização, e deve ser feita por um médico cardiologista. O cardiologista identifica a cadência e a frequência do coração, entre outros indicadores, através da leitura do gráfico gerado no próprio eletrocardiograma. A precisão, a agilidade na emissão do eletrocardiograma com laudo e a rapidez na entrega ao paciente, fazem a diferença na qualidade da experiência do usuário e significam vantagem competitiva. Disponível para Android e iOS , o Click Laudos é um aplicativo que permite a emissão de laudos por especialistas com rapidez, qualidade e economia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Clique Aqui
e fale conosco pelo WhatsApp